“VOCAÇÃO: GRAÇA E MISSÃO” É O TEMA DO ANO VOCACIONAL 2023

Pela terceira vez, a Igreja no Brasil irá realizar um ano dedicado às vocações. O Ano Vocacional 2023 será celebrado de 20 de novembro deste ano até 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, à oração e à promoção das vocações no país. Tema e lema também já foram definidos:

TEMA: “Vocação: Graça e Missão”
LEMA: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33)

A Comissão para os Ministérios Ordenados da CNBB entende que o caminho percorrido ao longo desses 40 anos “favoreceu e ampliou o reconhecimento de que toda a comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formações das vocações”. As sugestões de temas que a comissão recebeu também apontam para um anseio muito forte por uma Igreja mais unida, sinodal, missionária, diaconal e mais próxima das pessoas.

Nas reflexões feitas pela comissão, outro ponto muito claro é que o Ano Vocacional 2023 deve tratar da vocação no seu sentido mais profundo e mais amplo.

A escolha do tema e do lema

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78. Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que Ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

Linha do tempo

Confira, a seguir, os principais eventos vocacionais realizados na Igreja do Brasil e do continente ao longo dos anos:

1983: o 1º Ano Vocacional do Brasil, com o tema e lema “Vem e segue-me” (Mt 19,21; Mc 10,21; Lc 18,22).

1994: o 1º Congresso Continental Latino-Americano de Vocações (Brasil), com o tema “A Pastoral Vocacional no Continente da Esperança”.

1999: o 1º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Vocações e Ministérios para o Novo Milênio” e o lema “Coragem! Levanta-te, Ele te chama” (Mc 10, 49b).

2003: o 2º Ano Vocacional do Brasil, com o tema “Batismo, fonte de todas as vocações” e o lema “Avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4).

2005: 2º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Igreja, Povo de Deus a serviço da vida” e o lema “Ide também vós para a minha vinha” (Mt 20,4).

2010: 3º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Discípulos missionários a serviço das vocações” e o lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).

2011: 2º Congresso Continental Latino-Americano e Caribenho de Vocações (Costa Rica), com o tema “Chamados a lançar as redes para alcançar a vida plena em Cristo” e o lema “Mestre, em tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5).

2014:  Simpósio Vocacional do Brasil, com o tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão”.

2019: o 4º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Vocação e Discernimento” e o lema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4).

Com informações da CNBB